sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Leituras I - "O Livro de Ouro da Mitologia"

Todo mundo precisa começar de algum lugar. Uma opção, para quem pretende iniciar um estudo, é "O Livro de Ouro da Mitologia", de Thomas Bullfinch. Não é a obra definitiva sobre o assunto. Mas é uma fonte razoável e acessível.

Há uma certa polêmica em torno do autor, porque ele escreve como todo estudioso vitoriano, chegando ao ponto de usar as expressões "maravilhas falsas" e "religião obsoleta" (página 12), no prefácio da obra, para se referir as crenças gregas. Mas quem possuí um mínimo de discernimento e censo crítico, e que esteja familiarizado com o contexto histórico e social no qual essa obra foi escrita, consegue tirar proveito de uma boa parte das informações.

A pesquisa é, sem dúvida, extensa. Não podemos dizer o mesmo da profundida, pois Bullfinch se contenta em relatar o mito, sem analisá-lo de nenhuma forma. Sua idéia é a de um livro de referências rápidas a temas mitológicos, para ser consultado por quem não consegue compreender o que alguns poetas qda época escreveram em referência a personagens e divindades gregas.

Creio que seja um bom começo para quem está partilhando desse mundo agora. Mas vai soar enfadonho para os que já se aventuram a mais tempo.

Um ponto a favor deste livro é a facilidade de encontrá-lo. A edição mais luxuosa está disponível em bibliotecas públicas e acadêmicas. A edição de bolso, publicada pela Martin Claret, pode ser comprada em várias livrarias e até em boas bancas de jornal. Há também versões para download. Com uma rápida busca no Google é possível encontrar várias, já que é uma obra de domínio público.

Este é o primeir post de uma série de resenhas. "O Livro de Ouro" foi escolhido para inaugurá-la pois pode constituir um ponto de partida para estudos mais profundos.

Nenhum comentário: